quinta-feira, 30 de junho de 2011

Decorando com Velas


Práticas, multifacetadas e econômicas, a vela é um objeto decorativo obrigatório em todas as casas, sendo os vários ambientes criados com elas e facilmente renováveis, conforme a estação do ano ou o estado de espírito. 

Lareira

Se há local da casa que pede velas na sua decoração, é na lareira! Quer estejam colocadas sobre a mesma num bonito tabuleiro, em castiçais ou dentro de copos de vidro; quer estejam a preencher a própria abertura da lareira (caso não a utilize ou seja Verão) ou encostadas a um lado da mesma (caso costuma acendê-la). Varie com um conjunto de velas em cores e tamanhos distintos.

Lanternas luminosas




Haverá algo mais charmoso do que lanternas iluminadas por velas e estrategicamente colocadas sobre os peitoris das janelas, por dentro ou por fora de casa? Usar lanternas para exibir e acender velas é ainda uma forma segura de as ter espalhadas um pouco por toda a casa, desde a cozinha ao escritório, passando pelo banheiro.  

Velas em vidros


Uma combinação perfeita, as velas e os vidros são charme de qualquer decoração: jarras, vasos e copos pouco usados podem sair dos armários para albergar velas e serem dispersos por toda a casa. Guarde frascos de conservas, compotas e iogurtes para velas pequenas; e garrafas estreitas para velas compridas. Misture e agrupe vidros, formatos, tamanhos e cores diferentes para uma decoração com velas super original.  

Na praia ou no campo



A vela é um objeto tão neutro e natural que parece criação da Mãe Natureza e daí o fato de condizerem tão bem com pedras, areia, conchas, folhas, galhos, pinhas e outros elementos facilmente apanhados ao ar livre. Depois, basta juntar tudo numa simples jarra, taça ou frasco de vidro e espalhar pelo ambiente. 

Velas vestidas

Tem um conjunto de velas semelhantes, numa cor básica e quer dispô-las com alguma criatividade mas não sabe como? Junte um grupo de copos iguais e cubra-os com papel decorativo, usando fita-cola dupla face; adicione laços, brilhantes, lantejoulas, botões, pedras, folhas ou outros adornos. Renove sempre que achar necessário.

Tons, padrões e aromas

Hoje em dia existem velas de todas as cores, padrões e aromas, por isso, não há motivo para uma decoração com velas monótona. Adapte as tonalidades das velas à paleta de cores do ambiente em questão – tons quentes para aquecer, tons frios para refrescar. Chame a atenção com padrões ousados ou elegantes, dando às velas o protagonismo principal num espaço mais neutro ou minimalista. O aroma também pode fazer parte da decoração. Pense em velas perfumadas de acordo com a época do ano em vigor – por exemplo, maçã e canela para o Inverno; lima e limão para o Verão.  













Nenhum comentário: