sábado, 9 de julho de 2011

Piscina Flutuante

     Os escritórios Family e PlayLab criaram muito mais do que um projeto, criaram na verdade um novo conceito de diversão pública.

     É muito comum ver os moradores em parques ou à beira de rios para se refrescar durante o verão nas cidades norte americanas e européias que não possuem praias. Os parques ficam lotados de pessoas tomando sol, fazendo piqueniques, jogando bola ou lendo livros à sombra das árvores. Mas o que falta mesmo é uma alternativa para acabar de vez com o calor, como uma piscina.



     E quando achávamos que não havia mais o que inventar, os escritórios de arquitetura tiveram uma brilhante idéia: criaram, uma piscina pública “flutuante” dividida em quatro áreas de lazer: uma para prática de esportes aquáticos, uma para natação, uma para crianças e outra pra quem quer ficar relaxando e curtindo o visual.




     E o mais interessante é que a + Pool (nome dado a nova intervenção) vai aproveitar a água do rio. As paredes funcionarão como filtros em que as impurezas, bactérias e odores ficarão do lado de fora e a água interna obedecerá a todos os níveis de segurança impostos pela cidade, pelo estado e pelo país.





 
     Dessa maneira todos os cidadãos terão direito à prática de esportes e diversão aquática em uma piscina limpa e segura, aproveitando os recursos naturais da cidade.


     O projeto está passando pelas análises de engenharia das paredes e das membranas que vão filtrar a água e pela análise e seleção de materiais. Todas as etapas vão continuar sendo estudadas e aprimoradas até que a aprovação do projeto e a construção sejam liberadas pelas organizações municipais, comerciais e ambientais de Nova York.

A + Pool além de ser um projeto ecológico é uma ótima intervenção urbana.

Nenhum comentário: