quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Designer brasileiro cria aparelho que auxilia deficientes visuais durante as compras


O designer e publicitário brasileiro Dinard José da Mata Filho criou um bracelete que auxilia deficientes visuais durante as compras. O aparelho, por enquanto conceito, possibilita a leitura do código de barras do produto em questão e transforma as informações em som.




O sistema é, relativamente, simples. Um leitor, instalado no bracelete, copia o código do objeto e transmite as informações para o sistema, que, por sua vez, transforma a mensagem em som. Através do bluetooth da pulseira, o audio é enviado até o fone de ouvidos, também desenhado pra o mesmo projeto.





O assistente de  compras foi batizado com o nome Seeveja, em tradução livre – e aparece como uma proposta para promover acessibilidade.
Consegue imaginar como a tarefa de escolher os objetos de decoração para a casa ou mesmo as peças de porcelanato é complicada quando não se pode ver? Certamente, o See auxiliaria nesse processo.




Não há informações mais precisas sobre como seria feita a tradução do leitor de código de barras para o áudio. De qualquer maneira, o projeto de Dinard da Mata, assim como todas as propostas de ações e produtos que promovam acessibilidade, merecem ser discutidos, avaliados e, se possível, aplicados na prática.

Nenhum comentário: